sábado, 19 de maio de 2012

FAÇA VOCÊ MESMO : Trocando a Válvula da Descarga do Banheiro : Consertar Vazamento da Válvula Interna da Descarga

          Como Resolver Problema de Vazamento na  Descarga do Banheiro ? 
                                           FAÇA VOCÊ MESMO ! 
    Os recursos naturais do mundo são cada vez mais utilizados, devido à massa de habitantes no planeta , sete bilhões, e devido ao desperdício. Uma forma muito comum de desperdiçar água é o vazamento da descarga do banheiro. Para resolver isso, não é muito difícil. Se eu consegui, você também vai conseguir.
    Mesmo que você não tenha paciência, ou acha que vai se machucar, ou quer ajudar alguém que tem como profissão os consertos e reparos domésticos, mesmo assim, sempre é bom entendermos o funcionamento básico para não sermos enganados, por exemplo. Aliás, antes de começarmos a consertar a descarga do banheiro, gostaria de apresentar a vocês um curso muito bom, que ensina a  fazer artesanato e reciclar objetos que vão transformar o ambiente da sua casa .
   Voltando ao conserto da descarga, após esse breve intervalo comercial, um vazamento  persistente  na descarga da privada, é percebido por um fluxo pequeno de água que não pára, mesmo bem depois de a descarga ter sido acionada. Então vai ser necessário fechar o registro de água do banheiro, que costuma ficar perto do box do chuveiro, no alto.  
     Levante a tampa de acionamento da descarga. Você vai ver a  "borboleta", ou cruzeta,  que regula a quantidade de água que vai sair a cada descarga. Se girar a cruzeta no sentido horário, você estará fechando a válvula interna da descarga, e isso vai evitar que saia água enquanto você estiver fazendo o reparo.  


     Depois de fechar a cruzeta, procure  dois parafusos em cada lado. Tire os parafusos com uma chave de fenda comum.  
            Retire a capa de acionamento e você vai alcançar o  "coração" da descarga . 

      O próximo passo é abrir a descarga, para retirar as peças e poder comprar o reparo numa loja especializada. Qualquer loja de ferragens tem esse reparo. Como ele pode variar de acordo com a marca da descarga, é importante desmontar e levar na loja, para não comprar algo que não vai servir. 
     Agora para retirar a válvula da descarga precisa de uma chave de boca nº 24. Eu (Newton Almeida)  não tinha esse tamanho de chave e retirei a válvula com um alicate papagaio . Tem que fazer um pouquinho de força, mas se eu consegui, você também consegue. Firme bem no chanfro da válvula e gire no sentido horário. 


Retire a válvula e você vai levar as peças para a loja, para comprar o reparo certo.  

                                Abaixo o reparo salvador que vai resolver o problema . 
      A tarefa agora é retirar as peças velhas e trocar pelas novas e instalar o conjunto no cano da descarga . Veja com atenção a sequência de fotos. É bem fácil . 





     Aperta um pouco. Só falta regular o parafuso de acionamento e a cruzeta. O parafuso pode ser apertado até a distância de um centímetro. Mas basta verificar a melhor distância dele para a cruzeta, para que a capa de acionamento faça o menor esforço, ao ser apertada. Girando a cruzeta você regula a quantidade de água que sai. Lembra que recomendei que fechasse a cruzeta. Então, agora basta abri-la, girando no sentido anti-horário. 
     Faça a limpeza final, abra o registro geral da água do banheiro  e teste a sua descarga. Agora o vazamento tem que acabar. 
     Eu fiz isso tudo e o vazamento continuou !  E agora ?  Eu (Newton Almeida) comprei o reparo, aqui em Rio Bonito / RJ por R$ 22,50, troquei como mostrei e continuou vazando.  
     Estudei na internet e ninguém tem a resposta no caso da água continuar a cair na privada, um vazamento pequeno mas contínuo, que irá desperdiçar a água. 
  
      Dizem, na internet,  para procurar a assistência técnica pois o problema é na válvula interna. Para trocar todo o conjunto deve ser bastante caro e terá que quebrar a parede. Veja um modelo  do conjunto da válvula interna da descarga. 
         Imagina ter que trocar todo esse conjunto,  que trabalheira,  não é ?  
Hã, hã :   Mas eu  consegui resolver !!!   De uma maneira bastante fácil !!   Eu consegui resolver o problema de vazamento da válvula interna  fazendo uma gambiarra ! 
         Aconselho que você tente também , pois se deu certo no meu caso deve dar certo no seu caso  ! 
      Retire a capa de acionamento e  fecha a cruzeta de novo, girando no sentido horário até o fim .  Retire a válvula da descaraga de novo . 

     Você vai ver a válvula interna, e o problema deve ser com ela, pois  fechamos essa válvula até o fim, fechamos a cruzeta que a aciona, e continua saindo água; é pouca mas, continua. 
      Eu resolvi, de um jeito muito simples. Pega uma chaleira e ferve um meio litro de água. Essa válvula interna tem peças de plástico. 
     O plástico expande e fica mole ao ser aquecido. Pega a água da chaleira e derrama nessa peça, devagar. Pára e gira abrindo e fechando a válvula, com uma chave de fenda do tamanho do chanfro quadrado. Quando abrir a água vai sair com força, abre só um pouco, fecha com a chave de fenda girando no sentido horário, e joga mais água quente. Faz isso, de novo. As partes plásticas irão se unir mais perfeitamente, se conformando e restabelecendo a vedação. E desse jeito, a água parou de sair. Montei tudo de novo e pronto ! Ficou nova ! 
                                   Agora inaugure  a sua descarga sem vazamento ! 


      O planeta agradece pois você está fazendo a sua parte, evitando o desperdício do precioso líquido !    Para quem adora um FAÇA VOCÊ MESMO, e quer outras dicas para transformar o ambiente da sua casa eu indico 130 Ideias Criativas para Reciclar Objetos e Fazer Artesanatos

     Boas Gambiarras !   Gambiarra Newton Almeida